SITE, o que é para que serve?
Devo ter um SITE?
A importância de ter um SITE
Já é fato que hoje a Internet está ou já é o cotidiano das pessoas, uma grande ferramenta para fazer e gerir contatos e relacionamentos em qualquer esfera. Muito antigamente, quando se queria manter contato com alguém se usava o telefone (ainda existe... rsrsrs) ou se escrevia cartas e quanto mais você acessava uma pessoa querida em seu endereço por meio delas, mais o relacionamento crescia, a comunicação fluía e criava-se, então, muita credibilidade neste relacionamento. E para que isso acontecesse, precisava de outras pessoas para que uma carta chegasse ao seu destino.
Nos dias de hoje, cartas já não são mais utilizadas e também não precisa de “pessoas” para entregar sua correspondência e foram substituídas pelo correio eletrônico (E-mail) e mais rápido ainda que o e-mail, são as mensagens por Whatsapp em a comunicação acontece, praticamente, em tempo real.
Outra ferramenta para criar relacionamentos é o site - que nada mais é que um endereço virtual utilizado pela Internet para comunicação comercial ou pessoal. Acessar um site hoje é mais corriqueiro do que se imagina, temos o mundo ao nosso alcance em nossas mãos e, talvez, muitos não imaginam como era a Internet no passado. De acordo com a Wikipédia: “Quando a World Wide Web (www) foi criada, no CERN, ela recebeu esse nome de seu criador Tim Berners-Lee.[4] Ele comparou a sua criação com uma teia (em inglês: web). Cada nó dessa teia é um local virtual onde há hipertextos. Como a palavra inglesa para local é site (também derivada do latim "situs," ("lugar, local") quando as pessoas queriam se referir a um local da teia, elas falavam web site. Assim, um novo nome surgiu para designar esse novo conceito de nó onde há um conjunto de hipertextos.”
Com tudo o que já foi dito, vamos ao que interessa. Qual a importância de se ter um site nesse mundo tecnológico e virtual? Criar um site para uma empresa é como ter uma vitrine para seu negócio, local onde se reúne informações daquilo que a empresa deseja e quer mostrar para que seu público alvo seja alcançado. Desta forma, traz mais visibilidade do que é o seu negócio na Internet e pode, consequentemente, conquistar mais clientes para empresa, fortalecendo sua marca. Sem contar que ser uma empresa também digital não perde espaço para seus concorrentes, pois como foi dito no início deste texto, a Internet já é parte do dia a dia das pessoas. E isso traz credibilidade para a empresa, pois não se trata apenas de expô-la na Internet para captar mais clientes, mas ter um canal de comunicação, rompendo com a distância do relacionamento entre cliente e empresa, com acesso facilitado para tirar dúvidas, conhecer mais a empresa já que a localização geográfica, muitas vezes, pode ser uma empecilho para construção de um relacionamento, melhorando, assim, o atendimento ao cliente.
Um outro aspecto para se levar em conta é que a Internet é o meio mais democrático atualmente, acessada por diversas pessoas, de diversos lugares do mundo, daí também a importância de uma empresa criar um site para atingir todas as classes sociais, independente do lugar que estiver.
O custo para criação de um site também é um aspecto importante a ser levantado, mas que, na verdade, não deve ser visto como custo e sim como investimento, se levar em consideração o alcance geográfico, a visibilidade da empresa como já mencionado, o tempo de exposição da sua empresa na Internet – já imaginou o seu negócio aberto 24 horas por dia nos 365 dias do ano?
Talvez já tenha ouvido a frase “se sua empresa não está no Google, não existe”. Pode parecer exagero, mas estar nas Redes Sociais, aumenta sua visibilidade, sem dúvida, mas ter um site é bem mais amplo, te faz visível nos mecanismos de busca.
Ainda está indeciso, em dúvida sobre criar um site para o seu negócio? Entre em contato conosco e faça um orçamento, sem compromisso e veja que estar na Internet cabe no seu bolso.Por: Moisés Cardoso
Outro post: LOJA VIRTUAL, é seguro?